PAIS: SAIBAM COMO CUIDAR DOS DENTES DE SEUS FILHOS...

Graças aos esforços realizados nas duas últimas décadas, atualmente os pais já têm a compreensão da importância em acompanhar o desenvolvimento da dentição de seus filhos desde a erupção do primeiro dentinho na boca.

Alguns conceitos são básicos e podem melhorar a noção geral sobre o assunto:

1. O primeiro dentinho surge geralmente aos seis meses de idade. Não  se assuste se o do seu filho nasceu antes, por exemplo aos 4 meses ou se está demorando a nascer, isso deve ser avaliado através de uma consulta odontopediátrica e geralmente está relacionada a alimentação e o crescimento da criança.

2. Logo que surge o primeiro dentinho deve-se iniciar o ritual de higiene bucal do bebê.

3. Aos três anos de idade a dentição de leite está completa e por volta dos seis anos inicia-se a erupção dos dentes  permanentes.
Atenção mamães: O primeiro dente  a nascer é o primeiro molar, nasce atrás do último dente de leite e sem nenhum dente cair. Este dente costuma cariar rapidamente e deve receber selante assim  que nasce para evitar a sua perda precoce.

4. Até os 13 ou 14 anos nós vamos ter a dentição permanente completa na boca dos adolescentes , com exceção dos sisos. É importante  que até esta idade o profissional Cirurgião Dentista que acompanha o desenvolvimento desta criança já tenha definido a interceptação ortodôntica quando se fizer necessária. Saliento ainda que  em idade inferior a esta podemos lançar mão de técnicas ortodônticas  ou ortopédicas  para evitar que o desajuste da mordida (Oclusão) em alguma idade possa resultar em um crescimento inadequado dos ossos da face. Em última análise, é na fase de crescimento,  que nós podemos corrigir as desarmonias faciais, favorecendo a estética na idade adulta.